José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Mudanças & escolhas

28/10/2020 às 02:08
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Hoje, quero falar das escolhas que podemos ou não fazer, para viver um pouco melhor nestes dias de escândalos ou loucuras, medo e esquisitices, além de quase vazio sobre o futuro.

Um filósofo me disse outro dia que "podemos escolher se queremos ou não perturbar o nosso espírito". Amei a frase. Como o meu espírito facilmente se descompõe e desatina, com as mais loucas fantasias ou as mais ingênuas deduções, essa frase me importou muito, e estou tentando, a cada dia, melhorar no seu exercício.

Alguém me criticou, caluniou, desprezou? (Nesta altura da vida, não tenho mais tanta importância para merecer esse tipo de tratamento.) Então posso decidir quanto vou me magoar, ou indignar, e quanto vou preservar minha relativa paz interior, que com o tempo cresce - um dos benefícios do passar do tempo.

Se notícias do país ou do mundo me chocam, me causam indignação ou até medo, também posso medir a quantidade de mal que vou permitir que isso me cause, isto é, falando horas a fio no assunto, remoendo até em silêncio, ou comentar brevemente e jogar na lata de lixo das coisas malignas que só servem para atormentar. Não me alienando, mas não deixando que rasguem as carnes da minha alma. Isso se aprende, a muito custo, mas é possível.

De modo que partilho com o leitor essa ideia, de escolhermos, dentro do possível, e na medida certa, o que pode ou não abrir feridas em nosso espírito. Claro que não falo de tragédias pessoais como o luto - que por vezes se estende uma vida inteira, apenas abrandando com o correr dos anos - nem de ficar calado diante de ofensas a outros ou a nós mesmos. Falo dessas dezenas de cobrinhas venenosas que querem eventualmente morder nossos calcanhares, querem nos abocanhar, mas... a gente não deixa.

Temos coisa melhor a fazer: viver.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bávaros acumulam 13 jogos de invencibilidade no torneio nacional #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Aplicativos podem ser instalados gratuitamente em dispositivos móveis #Itatiaia

    Acessar Link