Notícias

Nasce Yustrich, o Homão que fez história dirigindo Atlético e Cruzeiro

Por Alexandre Simões, 28/09/2020 às 17:55
atualizado em: 28/09/2020 às 18:02

Texto:

Foto: Reprodução
Reprodução

Em Corumbá (MS), em 1917, nasce Dorival Knippel, o Yustrich, treinador que marcou época no futebol mineiro em participou do clássico comandando Atlético e Cruzeiro, sendo inclusive campeão mineiro pelos dois clubes.

Após encerrar a sua carreira de goleiro, que teve mais destaque nos tempos de Flamengo, ele passou a treinar equipes, mas sempre teve muitos problemas de relacionamento, com jogadores e dirigentes, por causa do seu temperamento explosivo.

Na sua primeira passagem pelo Galo, iniciou a campanha do primeiro pentacampeonato estadual da história do clube, vencendo as edições de 1952 e 1953 do Campeonato Mineiro.

Na terceira e última vez em que dirigiu o Atlético, entre 1968 e 1969, deu o pontapé inicial na formatação da equipe que seria campeão mineira (1970) e brasileira (1971) sob o comando de Telê Santana. Além disso, foi o responsável direto por lançar e apostar em Dario.

No Cruzeiro, ele foi o responsável pela saída de Tostão. Quando o craque ficou sabendo que ele tinha sido contratado, em 1972, decidiu deixar a Toca da Raposa e foi vendido ao Vasco.

Seu último grande momento foi dirigindo o time campeão mineiro em 1977, numa final justamente contra o Atlético, em que brilhou a estrela do centroavante uruguaio Revetria.

Yustrich era um apelido, pela semelhança física que ele tinha com um goleiro do Boca Juniors, da Argentina, nos anos 1930. Ele era chamado ainda de Homão, por causa do 1,90m e do jeito abrutalhado.

MAIS HISTÓRIA
JOGO
: O Campeonato Brasileiro de 1969, na época chamado Taça de Prata, teve 17 participantes, divididos em dois grupos, com todos os clubes se enfrentando na primeira fase e os dois primeiros de cada chave se classificando para o quadrangular decisivo.

Cruzeiro e Atlético brigaram o tempo todo pelas primeiras colocações dos seus respectivos grupos. E a vitória cruzeirense por 2 a 1, com dois gols de Dirceu Lopes, com Oldair descontando, foi decisiva para que o time se classificasse como segundo do Grupo A, com 22 pontos, dois a mais que o Internacional.

O Galo foi terceiro do Grupo B, com 17 pontos, apenas um a menos que o Botafogo, e dois atrás do Palmeiras, que foi o campeão brasileiro naquele ano superando o Cruzeiro, no quadrangular final, no saldo de gols. 

A FICHA DO JOGO
CRUZEIRO
2
Raul; Raul Fernandes, Moraes, Darci Menezes e Neco; Piazza e Zé Carlos; Zé Carlos Mérola, Evaldo, Dirceu Lopes e Rodrigues. Técnico: Gérson dos Santos
ATLÉTICO 1
Mussula; Humberto Monteiro, Grapete, Normandes e Cincunegui; Vanderlei Paiva e Oldair; Ronaldo (Vantuir), Dario, Vaguinho e Tião. Técnico: Yustrich
DATA: 28 de setembro de 1969
LOCAL: Mineirão
MOTIVO: Campeonato Brasileiro
GOLS: Dirceu Lopes, aos 11 e 40 minutos do primeiro tempo; Oldair, aos 27 minutos do segundo tempo
ARBITRAGEM: Armando Marques (SP), auxiliado por José de Assis Aragão e Sílvio Gonçalves
CARTÃO VERMELHO: Rodrigues (Cruzeiro); Cincunegui (Atlético)
PÚBLICO: 97.928
RENDA: NCr$ 436.766,60

NASCIMENTO: Em Igaraçu do Tietê (SP), em 1963, nasce Paulo César Vieira Rosa, o Paulinho McLaren, que agitou o clássico mineiro na segunda metade dos anos 1990. Sua participação mais marcante foi em 3 de novembro de 1996, em confronto pelo Campeonato Brasileiro.

Os dois rivais faziam boa campanha na competição e o clássico entre eles levou 87.649 pagantes ao Mineirão. A Raposa venceu por 2 a 1, com o gol da vitória sendo marcado por Paulinho MacLaren, que comemorou imitando uma galinha.

Isso atrapalhou demais sua passagem pelo Atlético, que foi resumida a apenas dez partidas e nenhum gol marcado.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Esse já é o 13º recorde de novos casos nos últimos 16 dias, de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Médium foi internado em uma unidade de saúde de Anápolis, em Goiás, na última sexta-feira (23), após sentir mal-estar e incômodo no peito, mas acabou transferido de hospital ....

    Acessar Link